Suas obras em vidro retratam desde moradores de rua até vítimas de guerras, dando um foco mais intimista a um problema tão negligenciado
Filho de artistas, o escultor Oben Abright, nascido em 1980, desde cedo dedica-se à atividades que exploram sua veia artística, através de pinturas, desenhos e esculturas em argila, no estúdio de seu pai, na Califórnia, EUA.
Na busca por um maior impacto visual e transparência em suas esculturas, Oben passou a trabalhar com o vidro. Segundo ele, uma escultura de vidro transmite fragilidade e se comunica através da luz melhor do que qualquer outro material.
Mas o que diferencia suas peças, é todo o simbolismo expresso em figuras humanas como forma de conscientização para determinadas causas sociais, fazendo de suas esculturas um comovente e poderoso meio de manifestação.
O jovem escultor acredita que a tridimensionalidade de suas peças torna a experiência mais impactante do que uma fotografia ou uma reportagem escrita.
Para ele, a emoção humana é um tema de valor artístico infinito. Suas obras retratam rostos e experiências de pessoas ao seu redor, principalmente de moradores de rua. Algumas de suas coleções são inspiradas pelo horror de pessoas afetadas diretamente por guerras, dando um foco mais intimista a um problema tão negligenciado.
Um episódio marcante em sua carreira ocorreu em 2008, quando o escultor teve uma de suas mãos esmagada após um acidente de moto em uma zona de conflito na Birmânia, onde esteve para relatar e conscientizar através de sua arte o genocídio sofrido por minorias étnicas da região, dentre elas um pequeno grupo étnico chamado Shan, que vive dentro uma área montanhosa de Mianmar. O artista conta que todos foram expulsos de suas casas pelas tropas birmanesas e passaram a viver como refugiados em uma cidade perto da fronteira com a Tailândia.
A ideia deste trabalho surgiu logo após ler sobre o conflito, um dos mais longos ocorrendo no mundo e, curiosamente, um dos menos documentados. Depois de fotografar órfãos, viúvas, amputados, soldados e civis dentro da zona de conflito, Oben Abright resolveu caracterizá-los em uma série de esculturas de vidro.
A coleção ficou em exibição na Echt Gallery, em Chicago, em uma exposição intitulada “Portraits of Loi Tailang Burma”. As esculturas oferecem uma representação direta e honesta destes homens, mulheres e crianças com uma incrível riqueza de detalhes, aliando a transparência do vidro à um visual colorido e texturizado.